SAFE

O que pode fazer hoje para controlar a sua vida financeira

27.10.2022
Outros

Com a Euribor a subir e os preços a aumentar é o momento para repensar a sua vida financeira

Embora se diga que o dia ideal para começar a poupar é ontem, pode ser que não faça ainda parte da sua vida financeira. No entanto, quando se tornam visíveis os efeitos de uma crise económica sem fim à vista, é mais que nunca, fundamental controlar a sua vida financeira.

A poupança andou, como a história já nos tinha ensinado, esquecida durante uma época na qual o consumo e crédito estiveram em alta. Além de poupar, reunimos 11 dicas que podem contribuir para uma vida financeira controlada. 


Definir objetivos
Ao saber o que pretende atingir (uma viagem, juntar para a reforma ou para uma casa nova) orçamentar, poupar e alterar o estilo de vida tornar-se mais fácil.


Fazer um orçamento familiar
Só se pode controlar o que se consegue medir. Faça um orçamento familiar, inclua todas as receitas e despesas. A partir desse documento conseguirá planear e identificar despesas que pode reduzir ou até eliminar.


Reduzir faturas mensais
Identificadas as despesas, procure negociar com os prestadores de serviços. Se não perguntar, as despesas não vão baixar. Se necessário mude de fornecedor. Faça-o para os serviços essenciais (eletricidade, serviços de telecomunicações). Reveja também reveja as condições de seguros, de créditos e ainda das contas bancárias.

Leia ainda: Renegociar o crédito à habitação: aliviar despesas mensais e evitar incumprimento


Rever condições dos créditos

Se estiver com dificuldades em pagar as suas prestações ou se pretende apenas pagar menos por mês, pode considerar renegociar, consolidar ou até transferir os créditos. Os profissionais da MaxFinance podem ajudá-lo nestes processos.


Subscrever ou reforçar planos poupança reforma

Tão cedo quando possível pondere fazer um plano poupança reforma ou equivalente. Se já tem, considere aumentar, nem que seja 1% as suas transferências mensais.


Poupar automaticamente

Uma das regras de uma boa gestão financeira passa por pagar-se a si próprio primeiro. Assim, crie automatismos na poupança. Faça-o no início do mês. Se esperar para “ver o que sobra”, o mais provável é que não sobre nada.


Leia ainda: 8 respostas às suas questões sobre transferência de crédito


Envolver toda a família

Toda a família, incluindo os mais novos, devem estar cientes do que é o orçamento e quais os objetivos. Desta forma todos podem contribuir para um esforço coletivo. Ensine os mais pequenos a poupar e a investir.


Diversificar poupança e investimento

Não coloque todos os ovos na mesma cesta. Crie hábitos de poupança e diversifique-a (contas poupança, contas a prazo, certificados de aforro, Planos Poupança Reforma, seguros, entre outros). Para cada tipo de objetivo há soluções ideais, compare as ofertas antes de começar uma nova poupança.

Se poupa para a reforma pode optar por um PPR, mas se pretende proteger-se de algum imprevisto (furo no pneu do carro, máquina que avaria) o ideal poderá ser um seguro ou uma conta a prazo sem penalizações de capital (o chamado fundo de emergência). Se o objetivo são as férias daqui a dois anos ou pagar a universidade dos filhos, pode tirar partido de uma solução intermédia com um prazo definido.

Leia ainda: Crédito Consolidado: uma solução para poupar dinheiro


Verificar condições dos seguros

Dedique um fim-de-semana para os seguros. Procure as suas apólices, analise-as. Poderá ter surpresas e, no final, poupar bastante. Será que está a pagar desnecessariamente várias coberturas iguais em diferentes seguros. Verifique se o melhor para si é um seguro de saúde ou um plano de seguros. Pesquise para saber se é melhor mudar ou manter-se com o seguro que tem.


Conferir  extratos de conta e dos cartões de crédito

Se não tem este hábito, deverá repensar. Ao verificar os débitos poderá encontrar montantes repetidos por qualquer erro ou ordens de transferência antigas para algo de que já não está a usufruir.


Aprender constantemente

Existem múltiplas plataformas em linha que podem ajudar a ter uma vida financeira saudável. O Banco de Portugal promove a literacia financeira no sítio Todos Contam, a Universidade Nova SBE ministra formações sobre literacia financeira, e a antiga jornalista Bárbara Barroso lidera o MoneyLab.


E, claro, tem sempre os intermediários de crédito da MaxFinance à disposição para resolver as questões mais complexas ao apresentar-lhe a solução mais económica para o seu crédito futuro ou existente. Até breve.​​​​​​​


share